13 junho 2005

O futebol constitui um autêntico fenómeno de popularidade no nosso país. “Arrasta” por isso milhões de pessoas.É uma verdadeira indústria do espectáculo em que se movimentam milhões e milhões de euros anualmente. No entanto esses milhões, na sua maioria das vezes, não passam pelo bolso dos “artistas da bola”, ou seja, pelos futebolistas. São poucos os Figo`s, Ronaldo`s e companhia.

A SuperLiga e a Liga de Honra, por exemplo, são constituídas por equipas com milhares de jogadores. Qual será o salário da maioria deles? Serão milhões de euros? Alguns milhares de euros? Ou, nem por isso?

O problema reside na falta de informação que os jogadores têm para fazer valer os seus direitos na altura de negociarem os seus contratos com os clubes e Sad`s. Principalmente os mais jovens, muitas vezes vítimas de promessas milionárias que depois não se chegam a concretizar. Pelo menos para os seus bolsos!!!

Como apaixonado do futebol e do direito desportivo tentarei aqui abordar questões relacionadas com as transferências, contratos, castigos e processos disciplinares, empréstimos, etc, etc.Conto para isso também com a colaboração de todos os que quiserem falar sobre um determinado tema ou problemática. Basta enviarem-me um e-mail.


Pedro Miguel Branco
(pedro_branco@sapo.pt)